Analisando o NetBeans 6.5 Beta – O módulo Banco de dados

Ontem foi lançado o NetBeans 6.5 Beta e hoje estou aqui testando as melhorias e novas funcionalidades dele, nesse post vamos discutir sobre o módulo para banco de dados que foi praticamente todo refeito e o resultado foi ótimo!

De cara já vemos uma total reformulação na janela de conexão com uma base de dados, bem mais organizada e fácil de preencher. O interessante é que foi mantida uma opção para que o usuário preencha o endereço jdbc, se preferir.

Nova janela para conexão com base de dados

Nova janela para conexão com base de dados

Outra mudança significativa foi nos resultados de uma consulta sql, agora temos um menubar para efetuar diversas operações (inserir, modificar e remover registros), navegar através de páginas nos resultados, além de scripts para geração de sql para create, insert, delete e update.

Janela de resultado para uma consulta sql

Janela de resultado para uma consulta sql

E por fim o que mais me agradou no novo módulo de banco de dados do NetBeans foi o editor de sql que agora guarda um histórico de suas instruções sql e tem autocompletar para sua base de dados. Achei estranho que o autocompletar não funcionou para o sql, porém o autocompletar de esquemas, tabelas e campos funciona perfeitamente analisando bem a semântica da instrução que está sendo executada.

Novo editor de sql com autocompletar

Leave a comment

Your comment