Minhas aventuras com o OpenSolaris 2008.05

Na última semana chegou na minha casa um cd do opensolaris 2008.05, um cd bonitinho o qual eu não fazia a miníma idéia do que ele era capaz de fazer, brincadeira, mas eu passei sufoco com o opensolaris ontem, dei boot no live cd, na tela de particionamento para instalar o sistema operacional, ele detectou minhas partições, até aí blz… eu tinha uma ntfs, uma reiserfs, uma swap.

Como eu não tava preocupado com a partição ntfs eu resolvi abrir mão dela e colocar o partição do opensolaris em seu lugar, então logo que selecionei a opção de substituir a partição, o instalador me alertou para cada partição que eu tinha: “Essa partição será apagada e todos os dados serão perdidos”. Pensei, “Não é possível que ele vai mecher nas outras partições”, então mandei next, na última tela ele me alertou apenas quanto a partição que eu gostaria ter substituído, pensei de novo: “Bom agora ele tá dizendo que vai fazer o que eu realmente quero”, a instalação foi um “sucesso”.

Reiniciei o computador e dei boot no opensolaris, gostei muito do desempenho dele, instalei o netbeans e me pareceu bem mais rápido do que em outros sistemas operacionais que já utilizei. Bom, tudo seria uma maravilha se eu não tivesse reiniciado o PC pra recuperar o grub do ubuntu e descobrir que o opensolaris tinha apagado todas as minhas partições, isso mesmo, todas as minhas partições excluídas com exceção a que ele mesmo criou, aí pronto, começou meu desespero, todos os meus arquivos despareceram e não tenho nenhum backup.

Resolvi então procurar algo pra recuperar minha tabela de partições, já que ele tinha apenas excluído minhas partições e sequer tinha criado algo em cima dela, o problema agora era, meus dados ficam numa partição estendida, o que normalmente é mais difícil para se recuperar a tabela de partições, com uma pesquisa rápida no google fui parar num excelente link do guiadohardware [http://www.guiadohardware.net/tutoriais/recuperando-particoes-corrigindo-sistemas-arquivos/] e utilizano o testdisk conseguir restaurar minhas partições e voltar a ficar tranquilo.

Bom, em resumo gostei do opensolaris, salvo o susto que ele me deu excluindo minhas partições, nele existe um gerenciador de pacotes (IPS) muito bom que é semelhante ao apt do ubuntu, também existe um GUI para trabalhar com o IPS no opensolaris para facilitar o trabalho. O que eu achei super legal foi ter encontrado um screencast em português fazendo um tour do IPS[http://frsun.downloads.edgesuite.net/sun/08D12331/index.html], muito legal.

2 thoughts on “Minhas aventuras com o OpenSolaris 2008.05

  1. Olá Paulo,
    Você conseguiu fazer o OpenSolaris se conectar na internet? Eu utilizo o cable modem da TVA ( Ajato ) e até agora não continuo na mesma. Inclusive o próprio suporte da TVA me desencorajou a continuar com ele. Vê se pode…

Comments are closed.